quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Figura Geometrica Winplot





                Winplot é um software matemático de domínio público desenvolvido por Richard Parris. tem a vantagem de ser simples, utilizar pouca memória do computador, mas  por outro lado dispõe de vários recursos que o tornam atraente e úteis para os diversos níveis de ensino-aprendizagem.De acordo com o seu nome, o WIN...PLOT é um programa para plotar gráficos em 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas.Nas funções de uma variável (2-dim) podemos ter as forma: y = f(x) (cartesiana), r = r(t) (forma polar), x = f(t), y – g(t) (paramétrica). Assim como, as funções reais de duas variáveis (3-dim), em coordenadas cartesianas ou paramétricas, e curvas no espaço.Diante de uma sociedade tecnologicamente ativa, que usam lan housegames, celulares, smartphones, tablet e as diversas interfaces de redes sociais, mesmo nas localidades mais remotas, observa-se a necessidade de diminuir a distância que existe entre o conhecimento escolar e o cotidiano.Este recurso facilita a construção dos conceitos e a resolução de problemas de aplicação. Além de utilizar animações e ao propor que os alunos criem suas próprias animações  faz com que o processo ensino-aprendizagem torna-se mais dinâmico, interativo, criativo e significativo, aumentando assim o interesse dos educandos pelos contéudos abordados e, consequentemente, melhorando o aproveitamento dos mesmos nos estudos realizados. Porisso é importante que os professores da disciplina de matemática e física conheçam a ferramenta e possa utilizar em  sala de aula.

                                             Para o desenho acima:

Dim 3d
Equação parametrica    
Superficie X(t,u), Y (t,u), Z(t,u)
X = Sin(u)cos(T)
Y=Sin(u)Sin(T)
Z=Cos(u)
T min  - 0,00000                      Divisões - 24
T máx - 6,28319                      Pontos   - 150
U min - 0,00000                       Divisões - 24 
U máx- 3,14159                       Pontos   -150
Cor Vermelha - azul - verde     espessura da linha 1
Editar    - cuboo
Salvar para girar bola no centro do quadrado com .gif

E:\casa1.gif



Na parede rosa temos os planos dos eixos xz, ou seja, y=0. Logo o ponto inicial deste plano terá as coordenadas (0, 0, 0). O vetor ortogonal ao plano é qualquer vetor na forma (0, ky, 0), com k constante real e diferente de zero.
parede amarela é paralela à parede rosa e por isso tem-se y=n, com coordenadas (0, n, 0) e vetor ortogonal (0, ky, 0).
Na parede azul temos o plano dos eixos yz e logo, x=0. As coordenadas iniciais são (0, 0, 0) e o vetor ortogonal é da forma (-kx, 0, 0).
parede verde é paralela à parede azul, portanto x=-n, com coordenadas (0, 0, 0) e vetor ortogonal (-kx, 0, 0).



E como formamos o telhado da nossa casa?
Podemos observar que o telhado forma com a parede um ângulo de 45º. Portanto para construirmos os planos que compõem nosso telhado teremos que pensar no vetor que será ortogonal a cada um destes planos:
  • lado marrom passa pelo ponto (0, 0, 1) e é ortogonal ao vetor (0, 1, -1).

  • lado preto passa pelo ponto (0, 1, 1) e é ortogonal ao vetor (0, 1, 1).



Por : Seisalunos

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